Após o término da leitura do livro, com um suspiro, começo a escrever o prefácio de Pelos Olhos da Fé, de Karla Lasmar Araújo.

Imagino que você tenha chegado a este prefácio por dois motivos: ter finalizado a leitura e, assim como eu, ficado com a sensação de “quero mais”!

No entanto, se chegou a essas páginas em busca de algo como o resumo antes de ler o livro inteiramente, meu caro leitor, sugiro-lhe começar ou reiniciar sua leitura. Esta obra contém tantos ensinamentos e detalhes que eu jamais poderia condensar seu conteúdo em algumas poucas páginas.

Karla Lasmar, autora e personagem, surpreende-nos quando, mesmo tão jovem e determinada, consegue ver através dos olhos da fé e mudar toda a sua trajetória de vida. Muitas vezes, nós acreditamos que não temos controle sobre nossas vidas e que se for destino assim acontecerá. Contudo através deste livro chegamos à conclusão de que você pode determinar o seu caminho. Muitas coisas, assim como suas raízes, não podem ser alteradas. Não podemos, por exemplo, escolher nossos lares ou família e, infelizmente, nem todos temos a benção, como Karla, de nascer em um lar cristão, repleto de amor e com uma mãe tão presente e querida como foi Marta.

Mesmo assim, vemos que mesmo longe de tudo – de sua casa, de suas raízes, e de sua família –, ela é capaz de vencer cada fase de dificuldade.

Meu caro leitor, o mundo, os amigos, até sua família podem lhe virar as costas, mas Deus sempre estará atento e, mesmo no silêncio, permanece amparando-o. Martha e Karla – que poderiam ser eu, você ou alguém bem próximo –, ensinam-nos que o relacionamento íntimo com o Senhor nos leva aonde nosso coração almeja. Se estamos sensíveis a ouvi-lo e vê-lo pelos olhos da fé, prosseguiremos conforme a vontade d´Ele no nosso dia a dia.

Um atraso que muitas vezes até nos irrita, para Ele é um livramento de algo que lhe poderia acontecer, então, se nos atentarmos a esses sinais, somos capazes de perceber o quanto Deus cuida de nós em cada detalhe.

Convido você a se relacionar com o Senhor assim como faz com seus amigos e pessoas queridas. Tenho certeza de que há uma, duas ou mais pessoas com quem troca mensagens ou fala ao telefone inúmeras vezes por dia ou mesmo se encontram para se relacionar. Esse convívio diário aumenta seu amor, carinho e cuidado com essa pessoa. Assim, se você também falar com Deus em vários momentos do dia, terá encontros especiais com Ele, que fará parte de sua vida constantemente. 

Será, então, capaz de vê-lo em tudo.

Durante a leitura deste livro, me vi algumas vezes com os olhos cheios de lágrimas, imaginando uma determinada cena.

Como essa jovem tão “frágil”, em um lugar desconhecido, onde pessoas não falavam seu idioma e nem tinham a mesma cultura, pôde vencer todos os obstáculos? Ah! A resposta só pode ser: pelos olhos da fé. Ela sempre pediu a direção e a confirmação do Senhor e, em tudo que realizou, o fez com excelência. Eu afortunadamente tenho o prazer de conhecê-la pessoalmente e até mesmo de ter visto muitos fatos desta história acontecerem. Karla incansavelmente teve inúmeros motivos para paralisar seus sonhos, inclusive a publicação deste livro. Ainda cansada, e muitas vezes em lágrimas, ela continuou. Quando tudo ia contra a publicação deste trabalho, Karla não esmoreceu.

Além de uma linda história de fé, onde vemos o cuidado de Deus com a personagem, este livro ensina você a vencer seus bloqueios, limites e ainda lhe mostra como é a realidade de um imigrante nos maravilhosos Estados Unidos. Muitos sonham ou almejam viver nesta nação e creem que a mudança de endereço seja sinônimo de prosperidade e riqueza. E sim, este é um país onde se tem a possibilidade de ser alguém próspero e rico, porém não é o caso da maioria.

Viver em outro país é, sim, desafiador. Primeiramente pela questão do idioma, que pode se tornar um bloqueio, limitando o potencial das pessoas. Então, é necessário ter foco, persistência e aprender a viver as fases. Se Karla não tivesse trabalhado em tantos outros empregos e não tivesse vivido cada fase em sua integridade, não seria a profissional e empreendedora competente que é hoje.

Em Mateus 24:35 está escrito: “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

Então, caro leitor, fique firme, pois tudo além da palavra do Senhor passa, seja bom ou ruim. Se você hoje vive dias difíceis, acalme-se, pois findarão; se vive dias bons e de muita euforia, aproveite-os, pois também não serão eternos.

Pudemos comprovar, por meio da vida da Karla, muitas lutas e vitorias, contudo, a trajetória dela continua e, sim, ela ainda enfrentará mais lutas. No entanto, Karla soube, em sua jornada, coletar “códigos” que desbloquearam cada próximo passo e a levaram à próxima fase e, consequentemente, à próxima vitória! 

Obrigada, Karla, por se expor tanto, mesmo quando isso lhe trouxe memórias tão doloridas, com o objetivo de nos mostrar alguns desses códigos.

Martha e Washigton amariam ler esta história. Tenho certeza de que eles estariam orgulhosos da grande mulher, esposa e mãe que você se tornou. Imagino quantas vidas, quantos corações serão tocados por este livro, direta e indiretamente. Que honra poder presenciar e participar do seu processo criativo e ver sua evolução. Mal posso esperar para ler a continuação deste trabalho e ver o quanto Deus fez em sua vida, de Leandro e de Layssa.

Eternamente grata,

Patricia Moreira